A Origem da Esfiha

A Origem da Esfiha

A Origem da Esfiha

Aqui na Casa da Esfiha, em Americana, como o nome já diz, nosso prato queridinho, são as esfihas. Uma iguaria quase obrigatória em qualquer mesa árabe, teve seu primeiro registro no Iraque e depois espalhou-se pela Síria, Líbano, Israel, Egito e Jordânia, onde foram levados por imigrantes pelo mundo todo e se tornaram muito populares junto com outros pratos tradicionais como o tabule e hommus. Elas são encontradas tanto em banquetes como em refeições triviais. E existem muitas lendas e histórias em volta delas.

A esfiha é uma pequena torta redonda, feita de massa de pão, assada, com uma camada de carne moída em cima, mas que depois recebeu muitas outras variações como queijo, escarola, frango, etc.

Muitos acreditam que a massa da esfiha e da pizza são iguais, mas na verdade a pizza italiana é derivada da esfiha.

Uma história conta que os fenícios, três séculos antes de Cristo, costumavam acrescentar coberturas de carne e cebola no pão, em forma de disco (pão sírio) no que seria o antecessor da esfiha. Com o advento das Cruzadas, essa prática chegou à Itália, pelo porto de Nápoles. Lá os italianos substituíram a carne por queijo e mais tarde adicionaram o tomate. Daí nasceu a pizza.

Além disso, os Árabes se espalharam por várias regiões. Do Oriente Médio até o Norte da África, depois para a Europa e o resto do mundo. Eles espalharam seus conhecimentos, sua cultura e culinária. Por isso, pode-se encontrar a mesma esfiha em diferentes variações pelo mundo todo.

Bem legal pensar que até os dias de hoje repetimos tradições que vem desde antes de Cristo não é mesmo?

 

Fonte: PUC-SP

Horário de funcionamento

Seg:
11:00
15:00
Ter - Qui:
Almoço
11:00
15:00
Jantar
17:00
23:00
Sex - Sáb:
11:00
00:00
Dom:
18:00
23:00

Contato

Nosso telefone:
(19) 3461-7236
Redes sociais: